quinta-feira, junho 04, 2009

PACIENTES E A ARTE

Há na história da arte inúmeros registros de artistas que foram afetados pela loucura. Insanos também foram retratados por alguns pintores. A perturbação mental influenciou sobremaneira a vida de Edvard Munch.Em 1890, Munch esteve internado durante dois meses em Le Havre, Franca, para "tratamento nervoso". Tratou-se também na Suíça, em 1900, e em Bad Elgersburg, Turíngia, cinco anos depois, onde foi diagnosticado como portador de grave neurastenia. Ao pintar pela primeira vez O Grito (1893), ele expressou (expressionismo) o seu cotidiano inferno interior e o mal-estar que a loucura lhe causava.O gesto de Munch tapando os ouvidos.
O Grito (1893).Edvard Munch


Pablo Picasso (1881-1973) também retratou um alienado. A aquarela sobre cartolina, pintada durante a denominada "fase azul" do artista, chama-se O Louco (1904). Trata-se de um doente mental que perambulava pelas ruas de Barcelona.
O louco ( 1904)Pablo Picasso


Museu de Imagens do Inconsciente

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar.
O Museu de Imagens do Inconsciente fica no Instituo Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II).
Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro CEP 20730-460
- Rio de
Janeiro
Algumas dessas obras abaixo estão no Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro


É importante acabar com o preconceito que existe em nossa sociedade! portadores de doenças mentais podem ser brilhantes.

BEIJOS A TODOS

Um comentário:

Artes da Marga disse...

Olá Daniel!
Vendo tudo isto aqui só posso concordar que portadores de doenças mentais podem ser brilhantes. Eles conseguem fazer o emocional predominar deformando a própria imagem a fim de retratar o que estão sentindo. Penso que só é capaz de fazer isso e ainda ser admirado, quem tem, ou em algum momento ou por algum motivo, fica com a sensibilidade muito aflorada.
Realmente eles são brilhantes, haja visto um pouquinho dessa amostra aqui.

Eu adoro suas pesquisas. Agindo assim vc só poderá ser um sucesso.

Beijo
Marga