quinta-feira, novembro 05, 2009

ENSAIO SOBRE CAROLINA

Meu amigo Sidney Santiago está no teatro!

Sidney Santiago e o grupo Os Crespos, estão no teatro com a peça Ensaio sobre Carolina. Para quem gosta de bom teatro e excelentes atores vale a pena conferir!


Teatro Imprensa – Sala Vitrine - Rua Jaceguai, 400 - Bela Vista - São Paulo. Fone - 11 3241- 4203. Capacidade – 48 lugares

A história de Carolina

Quarto de Despejo, Diário de Uma Favelada, lançado em 1960, virou comoção pública em São Paulo, com a tiragem de 14 mil exemplares esgotada rapidamente, sendo traduzido para 13 idiomas. Marcada pela pobreza, Carolina estudou até a segunda série do primário, era moradora da favela do Canindé e catadora de papel. Através de relatos sobre sua vida na favela, das dificuldades para criar os três filhos, a autora delata algumas estruturas sociais brasileiras, da época da modernização da cidade de São Paulo e da criação de suas favelas e, também, revela com sua escritura a importância do testemunho como meio de denúncia.

Com o sucesso, ela e os filhos saíram da favela e compraram uma casa em Santana. Os novos vizinhos a rejeitavam, os curiosos espiavam, alguns vinham pedir-lhe dinheiro, e carros estacionavam na frente da residência para vê-la. Fotógrafos e jornalistas invadiam sua casa solicitando que ela posasse ao lado dos filhos ou no chão lendo. A imprensa nacional e a opinião geral criaram muitas “histórias” sobre Carolina.

O livro inspirou também um filme realizado por uma televisão da Alemanha Oriental, em 1975, que utilizou a própria Carolina como protagonista deDespertar de um Sonho (censurado na época e ainda inédito no Brasil). Na mesma década, foi feita uma adaptação para a série Caso Verdade, da Rede Globo, com a atriz Ruth de Souza. Carolina morreu em 1977, por um abatimento respiratório, aos 63 anos de idade.


Beijos a todos

6 comentários:

Artes da Marga disse...

Olá Daniel!
Deve ser muito bom ver a interpretação do Sidney ao vivo numa história tão emocionante. Ele que brilhou como Ademir deixou claro o seu talento em emocionar as pessoas. Pena estar longe e não ser possível aplaudi-lo como ele merece.
Sorte dele ter um amigo como vc que tão bem divulga o trabalho aqui no seu espaço.
Bjs
Margarida

Sueli B.Poles disse...

Oi Dani faz tempo que não visito seu blog, esta cheio de fotos novas e legais, muito bom ver que anda trabalhando bastante isso é muito bom, boa sorte amigo querido, continuamos aqui na torcida pelo seu sucesso!!
Bjs que suas amigas
Sueli e Laurinha!!!

Sayonara Salvioli disse...

Excelente dica cultural, Daniel!

Imagino mesmo o quão emocionante deve ser uma peça como essa
com a atuação vibrante do Sidney Santiago!.. Considero-o espetacular!

Muito bacana o seu espírito de amizade e companheirismo indicando um colega da novela, que, como você, conquistou o público!

Quanto à Carolina Maria de Jesus, realmente a sua vida é um belo tema, pois foi uma mulher forte que levantou muitas bandeiras e - mesmo com tantas mazelas - conseguiu que seu livro Quarto de Despejo se tornasse um best-seller brasileiro em proporcionalidade à época.

Parabéns, Daniel! Você é um ator e um amigo admirável! Lembre-se sempre: o Brasil gosta de você!

Sucesso para o espetáculo do Sidney, nosso inesquecível Ademir -personagem tão bem delineado por Glória Perez e tão bem interpretado por ele!

Beijos :)

Anônimo disse...

Nossaaaaa ótima dica.
Qria mto assistir.
O Sidney é um ótimo ator!

Daniiii que saudades de vc!!!!

Bjuss

Adorooooooooooo♥

Jaque Alves

Sayonara Salvioli disse...

Que linda essa foto nova oficial do blog, Daniel!!! Amei! :)

Sara Marques disse...

Saudads d vc......;;
meu ator PREFERIDO
amoo mt