quarta-feira, outubro 21, 2009

Na última terça: “Loucura”

Mas um pouco sobre a psiquiatria!

No Profissão Repórter da última terça, o dia-a-dia de quem lida com a doença mental no Brasil.

Os repórteres Thiago Jock e Emílio Mansur percorreram os corredores do manicômio mais antigo do país, o Hospital São Pedro, em Porto Alegre, e registraram um momento dramático do tratamento psiquiátrico: a sessão de eletrochoque.

Júlia Bandeira e Thaís Itaqui foram para Brasília acompanhar uma manifestação pelo fim dos manicômios no país e conheceram os integrantes do grupo musical Trem Tantan, de Belo Horizonte, que transformam as próprias fantasias em música.

Caco Barcellos revelou histórias surpreendentes de moradores de rua de São Paulo afetados por transtornos mentais.

Fico imensamente feliz por ter feito parte desse lado social tão importante para nossa sociedade.

Para ver os videos click aqui

bjs

3 comentários:

Jaque Alves disse...

Oiee Daniel!
Foi ótimo o Profissão Reporter sobre os doentes mentais...

Bju

Artes da Marga disse...

Olá Daniel!
Sua participação foi muito importante mesmo pois para a novela mostrar ao público a desmistificação da loucura tinha que passar por vc e pelo Stênio. Vc foi o máximo enquanto ouvinte para que o público entendesse, aceitasse e respeitasse muitas dessas pessoas. Foi muito linda sua atuação nesse aspecto tão importante para a sociedade.

Um beijo
Margarida

Artes da Marga disse...

Daniel!
Voltei porque preciso falar isso tb.
Pelo que sei, a luta antimanicomial teve início durante o regime militar.
A realidade dos ambientes é deprimente e triste, começando pelo abandono da família no confinamento. Acredito que com o fim dos manicômios, o apoio da família e acompanhamento médico, pelo menos alguns pacientes convivam na sociedade e de forma humana, já que não estarão trancafiados recebendo eletrochoques.
Dica: Me indicaram a leitura do conto “O Alienista” de Machado de Assis, para ter um melhor entendimento sobre o assunto.
Bj
Margarida